Buscar

Pense positivo: 6 dicas para preservar a saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus


É fato que a pandemia da Covid-19 tem causado sérios impactos na economia, saúde e hábitos da população. E a tudo isso se soma a quarentena, que nos obriga a ficar dentro de casa. Nesse contexto, é absolutamente normal nos sentirmos sobrecarregadas e solitárias, em meio a sensações de medo e incerteza. Porém, é importante lembrar que você não está só, pois praticamente toda a população mundial está vivenciando isso, em menor ou maior grau. Para ajudar a enfrentar o período de isolamento com o máximo de serenidade e preservando a sua saúde mental, siga as recomendações abaixo, de especialistas consultados pela equipe de reportagem do blog Adriana Farina:

1) Mergulhe em hobbies e busque o que lhe dá prazer. Que tal aproveitar o tempo em casa para ler um livro, aprender um idioma, cozinhar, assistir a séries e filmes, bordar e tricotar? Exercícios físicos e práticas meditativas são também ótimas alternativas para liberar a tensão. Não sabe por onde começar? Existem vários aplicativos dedicados às práticas meditativas, é só baixar no seu smartphone pela Apple Store ou Google Play (os mais seguros) e seguir as instruções.

2) Estabeleça uma agenda para seu dia. Manter a rotina faz bem para o nosso psicológico. Ter horário para acordar, dormir e trabalhar é essencial para dias mais organizados e tranquilos. Acorde, tome um bom banho, ajeite seu cabelo e vista-se como se fosse trabalhar fora. Separe um cantinho para ser o seu escritório temporário e crie um ambiente produtivo. Mulheres, atenção: vamos continuar apostando nas maquiagens?! É uma boa maneira de se cuidar e manter a autoestima.

3) Cultive o sentimento da gratidão. Reserve um caderno para listar, ao final de cada dia, três coisas pelas quais você é grato. Isso ajuda a nos deixar mais leves e felizes. Acredite, essa atitude simples vai colaborar imensamente para sua saúde mental.

4) Esteja conectado com amigos e familiares. Vale chamadas de vídeo, mensagens no whatsapp ou direct do Instagram. O importante é fortalecer os vínculos! Abra seu coração e conte a eles como está sendo este período para você. Aproveite, também, para escutá-los. A troca de ideias e a reciprocidade será enriquecedora.

5) Aproveite sua família. É tempo de desfrutar das refeições em casa, por isso use a criatividade e arrume uma bela mesa para a família ou para você mesma. Organize um piquenique no quintal com as crianças, por exemplo. E, também, estabeleça uma lista de afazeres domésticos e distribua entre todos da casa. Inclua os pequenos nessa divisão, tendo em mente a ajuda que eles podem dar nas tarefas mais simples. Isso faz com que todos se sintam parte da família e ameniza a sobrecarga mental e física que costuma cair principalmente sobre nós, mulheres.

6) Pensamento positivo. Tente não reclamar por aquilo que não se pode mudar a curto prazo, pois a queixa carrega negativamente nossa saúde mental, e pode até deprimir nossa imunidade. Nos momentos em que o desânimo vier à tona, tente racionalizar e lembrar que, entre os infectados, a maioria conseguirá se curar. E pense se existe a possibilidade de você ajudar alguém mais vulnerável -- um vizinho idoso, por exemplo -- com compras de remédios, comida, ou mesmo, apoio. Em tempo: algumas das coisas mais importantes da vida, como a família, a esperança e o riso, simplesmente não podem ser esquecidas. Então aproveite-as ao máximo para compartilhar alegria e esperança!

0 visualização

AJUDA E SUPORTE

INSTITUCIONAL

ATENDIMENTO AO CLIENTE

SEG A SEX DAS 11h às 19h

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest - círculo cinza

ADRIANA FARINA COMÉRCIO DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS EIRELI - CNPJ: 31.903.929/0001-54

Endereço: Rua Pais da Silva, 179 – Chácara Santo Antônio - São Paulo - SP - CEP 04718-020 - Brasil